LONDON GUIDE I Onde comer, onde fazer compras, transportes.


Hello !

Tudo bem com vocês? Espero que sim :)

Como sabem, estive no Reino Unido em férias com o J. durante uma semana e como o prometido é devido, aqui estou eu para vos contar as coisinhas todas. Decidi partilhar com vocês algumas dicas e informações úteis para quem pretende viajar até lá e procuram algumas luzes no que toca a transportes, aeroportos, lugares onde comer, onde fazer compras. etc. Ou se estão completamente às aranhas e não sabem o que esperar. Como é óbvio, eu só vou falar das coisas que sei, ou seja, vou basear-me em coisas que pesquisei e por que passei  e no qual eu me sinto confiante para vos falar e não induzir ninguém em erro.

Aeroportos/Transportes

Para quem não sabe, Londres tem 5 aeroportos: London - Stansted, London - Luton, London - Bristol, London - Gatwick e London - Heathrow.
Como vos disse aqui no blogue, eu e o J. viajámos do aeroporto de Lisboa para o aeroporto de London - Stansted. Em Stansted apanhámos o National Express 777 para o aeroporto de Luton (ficava a 1h20 minutos mais ao menos do aeroporto de Luton, perto da casa de amigos onde ficámos hospedados)
Para irmos do aeroporto de Luton para a casa dos nossos amigos tínhamos os autocarros (o 24, 24H e 25) ou táxi. Atenção que os táxi não são todos iguais, há táxis em que uma viagem é 6£ e depois há táxis em que uma viagem fica por 100£ e até mais!


O que me ensinaram para identificar um táxi e outro, foi o seguinte:

- Os Táxis pretos estilo carocha (com um ar chique) - SÃO CAROS.  Uma única viagem chega a rondar quase 200£.

- Os Táxis que são carros vulgares, (são iguais aos nossos próprios carros) e que apenas têm um placard amarelo na parte de cima a dizer táxi e na porta se não em engano vem o número. São + BARATOS (estes táxis não vi em Londres).
Eu e o J. apanhámos um táxi destes desde nossa casa em Luton até ao aeroporto de Luton (porque íamos apanhar lá o National Express) e ficou-nos por 10£ e a viagem é a volta de 10/15 minutos.

O número de telefone desta companhia de táxis é: 01582727272.

Dica de poupança:
Para andarem a conhecer Londres da forma mais económica possível, aconselho-vos a além de andarem a pé a utilizarem o metro e os autocarros. Vocês não têm a noção do quão fácil e rápido é irem de um lado ao outro a pé.  Muitos dos locais de interesse a visitar ficam a cerca de 5/9 minutos de distância, para não falar que conseguem conhecer mais e melhor as ruas se forem a pé. Por isso aconselho-vos a pegarem no googlemaps e verem como vos compensa melhor e o tempo de distância entre um local e outro, em termos de trajecto.

Comprámos o cartão Oyster que custa 5 libras e fomos carregando consoante a nossa necessidade mas existe a opção 7 dias que dá para andarem à vontade durante esses 7 dias pelas zonas que escolheram na máquina (isto compensa se andarem mesmo muitas vezes no metro. óbvio).

Um bilhete de metro custa 2,30£ se bem me recordo e dá para irem até ao fim da linha onde estão, depois para voltarem têm de comprar outro bilhete.

Dica de poupança:
No fim, quando for o vosso último dia em Londres e já não precisarem mais do cartão Oyster, podem dirigir-se a um balcão ou a um responsável e pedir o vosso dinheiro de volta e eles devolvem o valor que pagaram pelo cartão (5£) e o dinheiro que lá tiverem dentro (devolveram-me as 5£ mais as pennys que tinha dentro). Fiquei com o cartão como recordação.


Dica de poupança: se vão andar muito nos autocarros, existe a opção all day ticket por 4,60£ em que podem andar naquele autocarro o dia todo ou ir e voltar e fica sempre mais barato do que comprar as viagens em separado.
O mesmo acontece quando compram os bilhetes para o National Express, fica mais barato comprarem a viagem de ida e volta (comprando os bilhetes online ainda fica mais barato). Comprámos os nossos bilhetes de ida e volta no próprio dia no aeroporto e ficou a cada um 17£ a ida e a volta em vez de 20£ (de Stansted Airport para Luton Airport).

Em Luton, para irmos para o centro da cidade de Luton e Dunstable fomos de autocarro (24,24h, 25 e 27). Um bilhete nestes autocarros que mencionei custa 2,60£ mas se comprarem o allday ticket fica-vos a 4,60£ e dá para o dia todo.

Onde comer?/Comprar Comida

Existem vários supermercados se pretenderem poupar dinheiro em alimentação. Na zona onde ficámos alojados, em Luton tínhamos: o Sainsbury's, Asda, Tesco, TescoExpress e Lidl. Isto se tiverem onde cozinhar, se não, ou compram sandes ou comem em restaurantes.

Em relação a restaurantes, penso que os preços sejam mais ao menos a mesma coisa que em Portugal logo não acho que compense muito, vale a pena se for uma vez por outra porque fazerem as refeições todas em restaurantes sai-vos caro..
Os únicos restaurantes a que fomos foi o McDonald's umas 4 vezes e fomos a um restaurante chamado Fish and Cheeps perto de London Eye e pagámos 9£ cada (que dá mais de 12 euros por pessoa). 

Onde fazer compras?/Souvenirs

Em Inglaterra têm muitas lojas que há cá também como: Bershka, H&M, Claire's, Primark, etc. Os preços são mais ao menos a mesma coisa que aqui em Portugal, o que penso compensar muito é os saldos lá que são saldos a sério. Depois têm lojas maravilhosas como as Poundland, lojinhas de 1£, as Superdrug e as Bodycare onde encontram maquilhagem maravilhosa a 1£ também.

Em relação aos souvenirs, no centro de Londres existem imensas lojas de souvenirs em que os artigos são um bocadinho caros. Em compensação existem umas banquinhas de rua e algumas lojinhas perto das atracções com imensa coisa a partir de 1£/1£50.

Se pretendem trazer artigos para muitas pessoas e por isso querem gastar o mínimo possível têm como opções:

- As banquinhas de rua em Londres mais perto ou mais longe do centro (há umas quantas),

- Lojas de 1£ dentro e fora de centros comerciais (Poundlands e afins),

- Certas lojas comuns em que encontram alguns souvenirs a preços mais simpáticos, por exemplo, numa loja em Picaddilly que vendia imensos souvenirs mais caros eu e o J. conseguimos algumas coisas a 1£.

- Lojas de indianos (existem imensas dentro e fora de Londres) (vendem imensos souvenirs alguns por menos de 1£)

O que visitar?

Existem imensos museus gratuitos a visitar:

- British Tate Museum,
- Natural History Museum,
- Science Museum,
- Victoria & Albert,
.... 

A única coisa que eu e o J. pagámos para visitar foi o London Eye - 23£ p/pessoa.

Espero que tenham gostado deste pequeno guia **
C.C

Comentários

Mensagens populares